Conforme uma pesquisa conduzida pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com o Serviço Brasileiro de apoio às Micros e Pequenas Empresas, em 2016, de título Sobrevivência das Empresas no Brasil, um terço das empresas do país fecham em 2 anos (contados do dia de abertura), por inúmeros motivos, dentre eles: dificuldade em desenvolver um planejamento de gestão e de marketing, dificuldade para realizar estudos de mercado e não acompanhamento das tendências tecnológicas.
Diante desse cenário, sentimo-nos no dever de desenvolver este material que aborda três passos que pode adotar para gerir seu negócio de forma eficiente. Confira, em caso de estar enfrentando alguma dificuldade nesse sentido!
1. Desenvolva um planejamento estratégico
O primeiro passo que deve seguir é desenvolver um planejamento estratégico para o seu negócio. Mas como fazer isso? Djalma de Pinho, especialista em Administração Estratégica pela Fundação Getúlio Vargas, ensina que a primeira coisa a ser feita para desenvolver um planejamento estratégico é reunir o máximo de informação sobre a empresa, como: seu público, concorrentes, produtos e serviços. Além disso, é preciso analisar as oportunidades e ameaças, bem como as fraquezas e as forças da marca (Análise Swot).
Com base nessas informações, a organização poderá traçar um planejamento com objetivos claros que a oriente em relação às ações que deve executar para alcançá-los. É fundamental que os gestores tracem objetivos viáveis e que sejam capazes de serem alcançados pela marca. Em outras palavras, deve-se evitar definir objetivo que os gestores sabem que não são viáveis, como, por exemplo, alcançar em três meses, a liderança no setor de mercado em que atua.
Um planejamento estratégico é uma ferramenta que funciona em longo prazo e que engloba os interesses gerais da marca. Portanto, devem-se pensar os objetivos nessa direção.
Nesse momento, busque também definir os recursos humanos qualificados que ficarão responsáveis pelas tarefas, operações ou processos que foram definidos no planejamento. É preciso que tudo fique muito bem alinhado.
2. Coloque o seu planejamento estratégico em ação, mas fique de olho nos indicadores de desempenho
Após desenvolver o planejamento estratégico, coloque-o em ação, mas sempre monitorando ele para que ajustes possam ser feitos, caso necessário. Para isso, estabeleça indicadores de desempenho, como, por exemplo, números que revelem o crescimento das vendas; índice de lucratividade e crescimento da empresa. É com base nos indicadores que podemos aferir se os objetivos traçados no planejamento estão sendo ou não alcançados.
3. Adote soluções tecnológicas de gestão capazes de otimizar as operações
A tecnologia se apresenta hoje, como uma forte aliada das organizações que pensam grande e tem sonhos ambiciosos. Então, como última dica ou passo, modernize as operações de sua empresa, adotando para isso um sistema de gestão que seja capaz de otimizar seus processos e, dessa maneira, fazer com que ela se torne mais eficiente e produtiva, aumentando não apenas os seus lucros, mas deixando o cliente satisfeito.
Nesse sentido, vale conhecer as soluções da JS Softcom. Contamos com tecnologias incríveis que podem otimizar processos e garantir maior agilidade, bem como a redução de custos para a sua empresa. O que está esperando para conhecê-las?
Agora que conhece algumas dicas para garantir o sucesso dos seus negócios, coloque-as em prática e veja a sua empresa crescer ainda mais!