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5 dicas para otimizar o controle dos relatórios fiscais da sua loja

É fato que as informações são de extrema importância para os gestores de todo empreendimento, afinal, elas são a base para o processo de tomada de decisão. Além disso, tais informações compõem os relatórios gerenciais e obrigatórios que devem ser entregues aos órgãos fiscalizadores em forma de declarações.

Nesse contexto, os relatórios fiscais da sua loja são fundamentais, tanto para a gestão do seu negócio  quanto para a prestação de contas das suas operações comerciais.

E, para que haja efetividade no controle dos relatórios fiscais da sua loja, é preciso que algumas medidas sejam adotadas. Pensando nessa necessidade, nós da JS Softcom preparamos este artigo com 5 dicas imprescindíveis para otimizar o controle dos relatórios fiscais da sua loja.

1 — Tenha organização das fontes documentais

Os relatórios fiscais têm como origem as fontes de informações que são oriundas das atividades comerciais que a sua loja executa ao longo do seu período operacional. Com isso, são produzidas inúmeras fontes documentais que, posteriormente tratadas, resultarão nos relatórios fiscais que a gestão necessita para tomar as suas decisões.

Então, para que seja otimizado esse processo, deve haver uma organização dessas fontes documentais, facilitando o seu acesso e interpretação. Essas fontes são as notas fiscais de entrada e saída, cupons fiscais emitidos, declarações elaboradas e entregues aos órgãos competentes, as guias de recolhimento dos impostos, as planilhas de memória de cálculos e demais documentos que servem de base para a montagem dos relatórios fiscais.

2 — Estabeleça calendários próprios

Estabelecer um calendário próprio para o fechamento dos relatórios fiscais é outra maneira de otimizar as atividades dessa área, pois determina um espaço de tempo que é do conhecimento de todos os envolvidos — um fator determinante para criar um ambiente de integração em prol de um objetivo em comum, que é a elaboração e disponibilização das informações fiscais.

Então, não se baseie apenas no calendário oficial das entregas das declarações obrigatórias, mas, busque se anteceder em otimizar os processos e fluxos de informações fiscais, a sua contabilidade pode te ajudar neste processo.

3 — Não acumule lançamentos

Em complemento ao item anterior, para otimizar o controle dos relatórios fiscais na sua loja é fundamental não acumular a apuração e os lançamentos dos registros fiscais, de modo que o processo de tomada de decisão é diário e, para isso, é necessário ter em mãos as informações sempre atualizadas.

Busque realizar os lançamentos fiscais no dia subsequente, garantindo assim, uma rotina de organização  e metodologia eficiente no controle dos relatórios fiscais da sua loja.

4 — Tenha um bom sistema de gestão

Ter um bom sistema de automação comercial é outro fator essencial para otimizar o controle dos relatórios fiscais na sua loja, afinal, essa ferramenta vai registrar cada operação no instante em que é executada, mantendo uma base de dados sempre atualizada.

Para estabelecimentos comerciais também é fundamental contar com um software de frente de caixa, que vai registrar cada venda e o respectivo meio de pagamento, calculando em tempo real os impostos envolvidos em cada transação.

Com base nas informações desses sistemas será possível ter maior controle dos relatórios fiscais da sua loja, mantendo a correta apuração dos impostos e a elaboração das declarações obrigatórias.

5 — Faça uma dupla checagem

Divergências fiscais podem ocorrer por inúmeros fatores, inclusive, pelo registro incorreto das transações executadas nas operações comerciais. Nesse sentido, para otimizar o controle dos relatórios fiscais da sua loja é necessário implantar a metodologia de dupla checagem, ou seja, a verificação de inconsistências executada por colaboradores diferentes.

Essa dupla checagem por pessoas distintas reduz a indução ao erro ou a não percepção de detalhes, afinal, cada pessoa tem uma forma diferente de identificar padrões e possíveis erros, garantindo a confiabilidade das informações dos relatórios fiscais da sua loja.

Percebeu como é fácil implantar essas 5 dicas citadas neste artigo? Certamente, elas te ajudarão a otimizar o controle dos relatórios fiscais garantindo informações precisas e sempre atualizadas.

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