A gestão do fluxo de caixa é uma das mais importantes etapas de uma empresa que tem uma estável saúde financeira. Contudo, há muitos equívocos e problemas que podem aparecer se não houver um gerenciamento efetivo. Assim, conhecer os erros que podem ser evitados com um software para gestão de fluxo de caixa faz toda a diferença.
Sistemas de automação comercial não apenas ajudam a centralizar e automatizar as ações referentes a essa situação, como também permitem análise e planejamento, eliminando diversos contratempos. Quer saber mais? Então veja abaixo 5 erros que podem ser evitados com um software para gestão de fluxo de caixa.
1. Dados financeiros não são perdidos
Ao adotar um sistema que traz todos os dados de forma central, permite-se que nenhuma informação financeira fique perdida. Em ações manuais esse é um erro muito comum: por descuido, negligência ou má-fé, saídas e entradas podem não ser registradas.
Já com um software para gestão de fluxo de caixa você tem todos os dados em apenas um único local. Assim, ao fechar, analisar e projetar essa ferramenta financeira terá exatamente os números que precisa, pois, como dito, as atualizações são constantes e diárias.
2. Divisão de categorias
Outro erro muito comum nas empresas brasileiras é a falta de categorização das entradas e saídas de acordo com sua origem ou destino. Isso impede de entender claramente e gerir bem o fluxo de caixa e, consequentemente, há erros crassos nas finanças do negócio.
Ao adotar um software do gênero, dividem-se as categorias de uma forma clara e direta, o que permite entender todas as movimentações. Lembre-se: não há como reduzir gastos ou investir em potenciais lucros se não há como saber de onde eles vêm.
3. Erros humanos
Como citado no primeiro tópico, os erros humanos fazem parte do processo. Contudo, eles podem atrapalhar e até influenciar negativamente as finanças quando não há a gestão correta de fluxo de caixa. A solução? Um software de gestão, conheça o Caixa Rápido.
Por ser automatizado e dinâmico, impede-se que os registros manuais, compras, vendas, emissão de cupons fiscais, entre outras rotinas do gênero, possam ter incongruências ou não serem registradas. Além disso, agrega-se uma vantagem com o software, os funcionários são mais produtivos, pois tem a possibilidade de focar em outras ações.
4. Gestão eficaz de estoque
Não é difícil encontrar empresas que tenham problema de integrar o fluxo de caixa junto ao estoque. Isso, além de trazer problemas para a empresa, ainda acaba onerando a infraestrutura para estocar os itens a serem vendidos.
Um bom software de gestão de fluxo de caixa ajuda a eliminar esse erro em vários sentidos: entendem-se quais itens estão saindo mais e quais menos; aqueles que têm vida útil/validade menor, o que demanda mais atenção; além de integrar o estoque, através de gestão de fluxo, com as áreas de compras, vendas e logística, evitando desvios no estoque.
5. Falta de competitividade
Por que muitas empresas de portes pequeno e médio não conseguem sair do lugar? Um dos principais erros é a falta de gestão efetiva de um fluxo de caixa através de softwares. Isso porque, atualmente, o mercado exige soluções tecnológicas como diferencial competitivo.
Ou seja, o grande erro de empresas que têm prejuízos ou lucros baixíssimos é estar posicionada atrás da concorrência que já adota essas medidas. Assim, com menos erros, entra mais dinheiro na empresa, fica fácil entender os relatórios do fluxo de caixa e, por fim, posiciona-se entre os principais negócios da sua área de atuação.
Conhecendo os 5 erros que podem ser evitados com um bom software para gestão de fluxo de caixa, veja no nosso blog soluções como esta.