Na era digital, indubitavelmente, a grande estratégia para alavancar a produtividade de qualquer negócio e aumentar a satisfação dos clientes é a automação dos processos. No varejo, a realidade não é diferente, inclusive para o comércio de pequeno e médio porte.
Acompanhar as mudanças do mercado, seja na incorporação de recursos tecnológicos ou mesmo em relação a própria mudança do perfil do consumidor, virou requisito básico para manter a competitividade. E a automação contribui não apenas neste sentido, mas também para a otimização das atividades, redução de custos, facilidade na tomada de decisão, entre outros fatores relevantes.
A automação veio para ficar. E se você ainda não está convencido, nós vamos te mostrar cinco vantagens do software de gestão administrativa do comércio varejista. Confira:
Informações integradas
Uma das grandes vantagens de um software para comércio varejista é a integração das informações de todos os setores. No varejo, é comum que cada área faça o seu controle, muitas vezes de forma manual, através das planilhas, o que aumenta as chances de erros, retrabalho e até mesmo perda dos dados por algum descuido.
A automação permite que os dados dos setores de compras, vendas e logística sejam integrados, facilitando a tomada de decisão do gestor, que pode identificar com mais praticidade as defasagens de cada área.
Redução de custos
Este item está totalmente relacionado com o anterior. Se o gestor tem a facilidade de monitorar os dados em uma única plataforma, ele possui as condições necessárias para identificar despesas desnecessárias nestes setores e, assim, adotar medidas que possam eliminar desperdícios sem que a produtividade dos colaboradores seja comprometida.
Controle do estoque mais eficiente
O estoque há muito tempo deixou de ser um simples depósito de mercadorias que ainda não foram vendidas. Ele possui um papel estratégico no gerenciamento de empresas, e quem consegue manter um estoque organizado e controlado consegue se manter competitivo no varejo.
A automação faz com que o controle das entradas e saídas do seu estoque seja feito com mais rapidez e eficiência, eliminando a ineficiência na operação. Com esse acompanhamento em tempo real, o gestor consegue identificar as mercadorias com mais saída do setor e reduzir o número de recursos encalhados no estoque.
Foco no core business
A interpretação é simples: se o software de gestão administrativa permite automatizar tarefas operacionais e repetitivas do varejo, como a baixa de estoques e a conciliação de cartões de crédito a receber. Os seus colaboradores e você próprio conseguem direcionar melhor seus esforços para o core business do varejo, isto é, a parte central e mais estratégica do negócio.
Mensuração dos resultados
Como saber se o planejamento da sua empresa de varejo está sendo efetivo se você não possui controle sobre os resultados? Essa é outra valiosa vantagem da automação, que permite estabelecer indicadores de desempenho em todos os setores do negócio. A partir dessas informações calculadas de maneira automática, você pode determinar metas e mudar a estratégia do plano de ação caso for necessário.
Gostou das dicas? Clique aqui e confira mais artigos no nosso blog!