Geralmente quem possui uma loja física com um bom funcionamento, dificilmente pensará em ter um e-commerce. Para muitos, a ideia de criar uma loja online é um procedimento complexo que envolve desde a configuração da plataforma a criação de anúncios. Mas, diferente do que boa parte destes lojistas pensa, integrar e-commerce ao sistema da loja física não só é simples, como também uma vantajosa estratégia.
Estamos vivendo uma era onde a tecnologia não para de avançar. Por isso, se há algumas décadas ela não tinha tamanha relevância (em certos aspectos), hoje, não vivemos sem ela. As pessoas vivem conectadas, seja para se informar ou se entreter. Assim, a internet tornou-se a principal ferramenta de busca de serviços, facilitando o dia-a-dia das pessoas.
A prova disso é que o comércio online não para de crescer. Ou seja, comprar pela internet se tornou um hábito da população.
De acordo com a pesquisa feita pela PwC, a porcentagem de pessoas que compram online com frequência é de 65%. Já o levantamento realizado pela BigData Corp, aponta que o e-commerce brasileiro subiu 12,5% entre os período de maio de 2017 a maio de 2018. Contabilizam-se cerca de 670 mil lojas online ativas, sendo muitas delas, pertencentes a proprietários de lojas físicas.
A seguir, conheça as vantagens de integrar o e-commerce ao sistema da loja física. Confira!
Integrando o e-commerce a loja física: 3 benefícios
Dentre os benefícios podemos destacar:
- A marca já é conhecida: Quando se cria um e-commerce do zero, é natural que se leve um tempo até conquistar o público e seu espaço ao lado de lojas já consolidadas. Contudo, para os donos de loja física, o cenário é diferente.
.
Uma vez que a sua marca/empresa já está presente no mercado, você já terá uma base de consumidores ativos. Assim, a ideia do comércio elétrónico é oferecer outras formas de consumo e claro, aumentar o seu público. Para isso, tenha em mente que a loja física possui um atendimento limitado, atuando apenas em sua região. Mas, o e-commerce abrange todo o país, podendo também alcançar outros países.
- Funcionamento 24 horas:Outra vantagem ao integrar o e-commerce ao sistema da loja física é que, diferente da loja física que possui horários e dias de atendimento, a loja virtual fica aberta 24 horas por dia, de domingo a domingo, incluindo feriados. Isso significa que um consumidor pode acessar o seu e-commerce e adquirir um produto a qualquer momento.
- Mais opções na forma de pagamento: Geralmente as lojas físicas contam com formas de pagamento convencionais (dinheiro e cartão de crédito/débito). O e-commerce conta não só com estes meios, como também com aplicativos de pagamento tais como PayPal, PicPay, PagSeguro, entre outros.
Oferecer estes meios de pagamento aos consumidores é importante, porque a maioria dos compradores gosta de parcelar suas compras. Ou seja, quanto mais meios de pagamento um e-commerce disponibilizar, maior será o número de pessoas interessadas em adquirir seus produtos.
Que outros benefícios posso retirar do e-commerce?
Além destas 3 vantagens, a estratégia de integrar o e-commerce a loja física também:
– Reforça a credibilidade da sua marca;
– Aumenta as possibilidades de contato (e-mail, redes sociais, blog e chat);
– Proporciona o autoatendimento.
Gostou deste artigo? Acesse as demais publicações do nosso blog e descubra como controlar seu estoque .