Dada a crescente concorrência no varejo e o alto nível de exigência dos clientes, não basta que o seu comércio apresente bons preços e produtos de qualidade se o seu serviço de atendimento não for eficiente e rápido. Por isso, a escolha de um software de frente de caixa é uma decisão sensível, que deve envolver todas as necessidades do seu negócio.
A área de frente de caixa, ou ponto de venda (PDV), é aquela em que o consumidor finaliza a sua compra. Pode não parecer, mas oferecer uma experiência positiva neste momento é fundamental para que o cliente se sinta satisfeito e retorne ao seu estabelecimento.
Partindo deste princípio, o que devo considerar antes de escolher no mercado um sistema para gestão de frente de caixa? Para isso, nós vamos te mostrar cinco funcionalidades essenciais de um bom software. Confira!
Integração com outros sistemas
Uma das maiores falhas nos processos operacionais no varejo é a falta de integração entre os departamentos do negócio. Um bom software de frente de caixa precisa ser integrado com outros setores, como os de finanças, controle de estoque, fiscal, entre outros.
Essa troca de dados fará com que o compartilhamento de informações seja muito mais eficiente, além de minimizar erros que derivam de processos manuais. Desta forma, a integração aumenta a produtividade da sua equipe, reduz custos e aumenta a sua margem de lucro.
Emissão de documentos fiscais
Ao escolher o software de frente de caixa, é fundamental identificar se ele atende às leis fiscais do seu Estado. Para isso, é fundamental que ele esteja homologado com emissor de cupom fiscal (ECF), NFC-e (nota fiscal de consumidor eletrônica) e NF-e.
Um processo automatizado de emissão de notas e cupons fiscais também é fundamental para a melhorar a experiência do cliente no PDV, garantindo agilidade e, consequentemente, uma espera menor nas filas.
Praticidade e busca inteligente
Já falamos do quanto a agilidade é importante no uso do software de frente de caixa, portanto, este definitivamente é um fator que você precisa ter em mente. O sistema deve ser intuitivo, permitindo uma busca fácil e rápida em uma eventual necessidade. Como a rotatividade costuma ser grande no varejo, isso também contribui para a redução da curva de aprendizado e até de custos com treinamento. Praticidade é a palavra de ordem.
Sistema independente
Também é pertinente que o sistema conte com alguns recursos de contingência, afinal, adquirir um software que dependa de eletricidade ou principalmente de conexão com a internet para funcionar, pode ser um tiro no pé. O sistema deve ser o mais independente possível, sem que as vendas sejam interrompidas por razões simples. Um suporte qualificado também faz toda a diferença nesses momentos.
Relatórios detalhados
Um software de frente de caixa eficaz também gera relatórios intuitivos com dados que facilitam a tomada de decisão, como o ticket médio, por exemplo. Com base nessas estatísticas, você pode definir um planejamento estratégico ainda mais consistente.
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