Quem trabalha com varejo, ou atendimento direto ao público, deve sempre estar de olho nas tendências de mercado, seus concorrentes e quais são as suas estratégias para conquistar o maior número de clientes. Mas, além disso, é primordial acompanhar os resultados diariamente para saber qual é o momento certo de agir e quais medidas precisam ser tomadas para garantir o sucesso da empresa.
Neste artigo vamos contar para você em detalhes quais são as melhores formas de otimizar o acompanhamento de vendas no seu estabelecimento, de maneira que você ou o seu gestor possa tomar decisões mais assertivas e diagnosticar a saúde do negócio corretamente. Confira.
Defina uma meta geral e específicas
Definir uma meta já é uma estratégia utilizada por quase todas as empresas, não importa o seu tamanho ou área de atuação. No entanto, o erro que muitos gestores cometem é acreditar que a meta de vendas por si só indicará o sucesso da empresa, e isso está longe de ser verdade.
A meta geral será o seu guia, o seu norte, o seu objetivo final. Ela é o ponto que você definiu como prioridade para ser atingido após um ciclo, mas esteja ciente que ela não é o único parâmetro a ser analisado.
Para otimizar o acompanhamento de vendas, crie pequenos objetivos a serem atingidos e de um checada quando forem atingidos. Se, por exemplo, para o final do ano você quer um lucro de 100 mil reais, avalie o que é necessário para atingi-lo. Comprar novos equipamentos? Contratar funcionários? Cortar custos? Adquirir um software comercial?
Dessa maneira, você estará monitorando o seu processo de vendas como um todo. Estará compreendendo o que cada setor está fazendo para garantir que a empresa venda o valor necessário para se manter saudável no mercado.
Invista em tecnologia de acompanhamento de vendas
No passado, tudo era calculado à mão. O varejista mexia com pilhas de papéis e extratos financeiros que não acabavam mais, e isso dificultava muito a vida de quem arriscava abrir uma empresa. Agora, com uma mão da tecnologia, tudo se tornou muito mais fácil.
Softwares de automação comercial são capazes de centralizar todas as informações da empresa em uma única interface, garantindo que o administrador tenha acesso a esses dados à distância de um toque.
Em um software de automação de varejo você irá gerar relatórios periódicos que informam acerca de número de vendas, fluxo de caixa, ticket médio e até mesmo registros de trocas e devoluções de produtos. Além de tudo, calculam as comissões dos seus colaboradores de maneira automática e agilizam o atendimento ao cliente.
Tudo isso é um investimento certo em ganho de produtividade, redução de erros gerências, e aquisição de conhecimento sobre o próprio negócio, propiciando tomadas de decisões assertivas que vão impulsionar a sua empresa diante do mercado que está mais competitivo a cada dia.
A JS Softcom é uma empresa especializada em softwares de automação comercial de varejo, e nossa time de especialistas está pronto para resolver todas as suas dúvidas. Entre em contato e entenda como podemos ajudá-lo a otimizar o seu acompanhamento de vendas e fazer da sua empresa um sucesso local.