Todos sabemos que, para muitos, a inauguração de um negócio é muito mais do que uma simples atividade. Para a grande maioria dos empreendedores, iniciar um projeto é verdadeiramente a realização de um sonho.
Obviamente que só de ter dado o pontapé inicial já devemos nos orgulhar, pois já estamos um passo mais perto dos nossos objetivos. Todavia, um negócio é uma responsabilidade muito séria e requer muito cuidado e atenção para que tudo ocorra bem.
Com isso, é veementemente indicado que todo gestor lance mão de aparatos que acompanhe continuamente a estrutura e a administração do negócio. Sendo assim, se você deseja saber como fazer isso, fique conosco e confira a seguir os Indicadores de desempenho essenciais para o sucesso do seu negócio. Acompanhe!
1. Indicadores essenciais
São os indicadores dos quais uma empresa não pode abrir mão, basicamente os seguintes:
• Faturamento do mês
Tido como o dado principal da empresa, o faturamento mensal é a soma de todos os valores de vendas que uma empresa realizou no mês. É a partir dele que se pode definir outras metas, como mais investimento ou redução de custos da empresa.
• Margem de contribuição
A porcentagem dos custos variáveis sobre o preço da venda é que nos dará a margem de contribuição, outro indicador de vital importância para a saúde dos negócios. No entanto, é importante lembrar-se de subtrair do preço da venda alguns custos, como a mão de obra, a matéria-prima, alguns impostos, fretes, taxas de cartão, comissões e perdas.
Somente depois dessa operação é que teremos a margem de contribuição. Tanto esse indicador, quanto o anterior são muito usados nos setores comerciais e produtivos de um negócio.
• Cronograma de entrega
Todo tipo de negociação, venda, produção e demais transações são feitas sob uma base cronometrada de tempo. É muito importante, tanto para a credibilidade, quanto para a melhor gestão de um negócio, o cumprimento dos prazos de entrega. O Cronograma de entrega é muito utilizado pelo setor produtivo.
• Gastos fixos
Utilizado principalmente no setor administrativo, o indicador de gastos fixos é um dos mais importantes indicadores. Se uma empresa conseguir manter os gastos fixos constantemente baixos, muito mais rápido ela começará a gerar lucros e retornos para o empresário.
2. Indicadores complementares
Lembra do ditado que diz “informação é poder”? Pois bem, esses indicadores a seguir não são essenciais, mas quanto mais informações acerca do seu negócio você tiver, melhor você saberá lidar com os possíveis imprevistos que uma gestão empreendedora traz.
Sendo assim, confira os principais indicadores complementares para o seu negócio:
• Satisfação dos clientes
É sempre bom saber como estamos atingindo o nosso público, não é mesmo?
• Indicadores de qualidade
Esses indicadores são capazes de medir a porcentagem de defeitos que acabam indo com os produtos, com isso é possível melhorar ainda mais o trabalho final.
• CAC – Custo de Aquisição de Clientes
Esse indicador mede quanto você vai dispor de investimento para conquistar um novo cliente. Atualmente, muitos já estão colocando esse indicador na lista dos essenciais.
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