Se os serviços de entrega são o futuro do negócio de alimentação, os proprietários de empresas do setor de restaurantes — especialmente aqueles que apresentam maior valor agregado — vão precisar se adaptar para sobreviver em um ambiente de negócios que passa por grandes transformações.
O fato é que os serviços de entrega estão crescendo rapidamente, o que tem reduzido o movimento dos restaurantes. Como os pedidos de entrega não são tão lucrativos quanto receber um cliente presencialmente, que pode pedir bebidas e sobremesas por impulso, a natureza dos apps de delivery pode causar efeitos drásticos na rentabilidade dos restaurantes.
Com isso em mente, preparamos o artigo a seguir para discutir essa questão mais à fundo. Neste post, vamos conversar sobre como essas novas plataformas de delivery têm alterado o resultado dos restaurantes e de toda a indústria de alimentação. Boa leitura!
Efeitos dos apps de delivery
No início da implementação desses grandes serviços de entrega de comida no Brasil, muitos restaurantes brasileiros viram nesse modelo de negócios uma oportunidade para manter a lucratividade mesmo em períodos de casa vazia.
No entanto, o que tem acontecido é uma mudança nos hábitos de consumo. Antes, quando uma família não queria cozinhar o jantar, simplesmente pegava o carro e ia até o seu restaurante favorito. Agora, essa mesma família pode dar alguns toques no celular e a comida está tocando à campainha em alguns minutos.
Para o consumidor, esta é uma situação muito vantajosa, uma vez que não precisa gastar com transporte ou pagar os 10% e pode comprar a bebida no supermercado por um preço menor. Mesmo pagando a entrega, ainda é um bom negócio.
Por outro lado, a receita da maioria dos restaurantes tem diminuído drasticamente, uma vez que consumidores de aplicativo gastam muito menos.
Até mesmo algumas cadeias de restaurantes que foram muito importantes para fortalecer a tendência de delivery no passado não demonstraram o crescimento do tráfego que se pensava que ocorreria se o serviço fosse incremental. A contagem de transações do McDonald’s, por exemplo, tem caído apesar de a rede ter ampliado o número de pontos de venda.
Tudo isso sugere que a entrega está substituindo principalmente as visitas regulares. E se a entrega está substituindo os negócios existentes, isso está tirando a lucratividade devido aos gastos que os restaurantes têm com mão de obra, decoração, energia elétrica, entre outros, além, é claro, de perder a venda de bebidas, uma das maiores fontes de renda em restaurantes.
Então, o que fazer? Os serviços de delivery podem não acabar com a indústria de restaurantes — e provavelmente não irá —, mas pode custar um processo de adaptação doloroso.
Quando feita corretamente, a entrega pode ajudar os operadores de restaurantes a cultivar a lealdade do cliente, aumentar a lucratividade e expandir para novos segmentos de mercado. Essa migração é o maior desafio: como mudar o modelo de negócios e manter a lucratividade?
No geral, a tecnologia voltada para o cliente está preparada para oferecer uma vantagem diferenciada e competitiva. Então, é preciso redimensionar o tamanho da operação direcionada para o cliente presencial ou evoluir a experiência no restaurante. Ao mesmo tempo, é necessário usar a reputação do negócio para fazer o negócio de entregas bombar.
Somente assim, o impacto dos apps de delivery poderá ser positivo e não causar a falência do seu restaurante.
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