Se você tem um negócio sabe que para o empreendimento prosperar é necessário muito mais do que uma boa ideia. Planejamento e organização, por exemplo, são dois elementos sem o qual nenhuma empresa vai para frente. Não menos importante é saber diferenciar Custos x Despesas no dia a dia da sua gestão.
É necessário saber distinguir o que cada um desses elementos vai impactar na saúde financeira e na capacidade operacional do empreendimento. Não importa se você cuida pessoalmente da contabilidade ou se a tarefa fica nas mãos de um profissional especializado. Afinal, os dois fatores estão ligados à saída de caixa da empresa.
Sem entender a diferença você pode chegar à situação de fechar um período com boas saídas, mas sem lucro. Muitos empreendedores acabam ameaçando a sustentabilidade dos seus negócios por não fazer a classificação e o acompanhamento desses dois elementos. Você fica em dúvida quando se depara com os dois termos ou pensava que eles eram a mesma coisa?
Então aproveite este artigo para desfazer as suas dúvidas a esse respeito. Para começar, vamos definir os custos. Eles são todos os gastos que estão diretamente ligados ao produto final ou atividade-fim da empresa. Sendo assim, incluem desde a compra de matéria prima, até os salários dos seus colaboradores e os gastos com eletricidade.
As despesas, por sua vez, dizem respeito aos débitos ligados à administração da empresa. Eles não vão estar diretamente implicados no desenvolvimento de produtos ou na atividade-fim do negócio. São gastos como aluguel de imóvel, contas de telefone, materiais de escritório e assim por diante. Podemos dizer que o seu caráter está relacionado à manutenção do negócio.
Custos x Despesas: aprenda a diferenciar e classificar cada um
Agora que esclarecemos a diferença entre cada um desses conceitos é importante lembrar que ambos podem ser de natureza fixa ou variável. Este é mais um detalhe que você deve entender para gerir o seu negócio de forma eficiente. Vejamos, então, qual a diferença de Custos x Despesas no aspecto fixo e variável. Confira:
• Custos e despesas fixos – nesta categoria temos aqueles gastos da empresa que não sofrem variação conforme o fluxo de produção e vendas. Ou seja, eles se mantêm estáveis todos os meses. O principal custo fixo de uma empresa é o salário dos colaboradores. Já uma despesa fixa pode ser o aluguel do imóvel onde opera o negócio.
• Custos e despesas variáveis – como indica o nome, aqui se encontram aqueles gastos que variam conforme a produção e venda. Contratar funcionários temporários para atender a uma demanda de fim de ano é um custo variável. Nas despesas variáveis podemos usar como exemplo um bônus dado aos funcionários que apresentem bons resultados em um determinado período.
O que podemos concluir do comparativo entre Custos x Despesas é que eles se relacionam diretamente com o planejamento orçamentário. Discriminando cada um corretamente, você tem subsídios para distribuir corretamente o capital que vai para cada setor. Além, é claro, de definir as prioridades do negócio.
Consumo sustentável de recursos e investimentos em melhorias, como a automação também dependem do correto entendimento desses conceitos.