Notícias JS

Descubra como mapear o fluxo de valor

Para que os processos de produção e entrega de produtos ou serviços sejam efetivas e de qualidade é necessário o aperfeiçoamento das etapas de produção para que se tenha um resultado final satisfatório.

Nessa perspectiva, o mapeamento de fluxo de valor é uma estratégia utilizada em forma de fluxograma e que possui características capazes de ilustrar, analisar e avaliar os processos de produção, aperfeiçoando as atividades de trabalho nos diferentes setores.
Nessa metodologia, o fluxo das etapas é analisado em cada processo e compreende todos os setores operacionais da empresa, desde o momento de início até a entrega ao seu cliente consumidor.

Como funciona o mapeamento de fluxo de valor?

O fluxograma para mapeamento utiliza de um sistema simbólico que representa os setores operacionais e acompanha um fluxo de informações que são incidentes nesses processos. Essa metodologia permite a identificação de problemas nas diferentes atividades de trabalho e nos todos os processos de produção, extinguindo os desperdícios observados nos processos operacionais.

Com um sistema de mapeamento de fluxo de valor organizado, os desperdícios e possíveis perdas são identificados em qualquer tipo de produção, independente do seu meio (maquinário ou manual). A partir desse mapeamento é possível definir quais processos estão agregando valor e quais não estão agregando valor nos meios de produção. Esse resultado possui influência direta no valor final do produto, quando este será comercializado ao consumidor final.

Benefícios do mapeamento de fluxo de valor

Para o empreendimento, definir os desperdícios e os valores agregados aos seus produtos é um procedimento de extrema importância e que determina a segurança de um investimento rentável e lucrativo. A partir do mapeamento de fluxo de valor é possível estabelecer estratégias que melhorem os processos de produção com a finalidade de reduzir custos e eliminar perdas durante a produtividade.

Assim, os setores de produção se tornam mais efetivos com materiais e serviços de maior qualidade. Essas ações impactam de forma significativa no posicionamento de uma empresa no mercado competitivo agregando potencial aos seus setores de produção e maior visibilidade no seu segmento.

Como mapear o fluxo de valor da sua empresa

Para realizar o mapeamento do fluxo de valor é necessário classificar os processos de produção e a partir de cada processo identificar as atividades o que são realizadas e que possuem capacidade de agregação de valor, assim como definir aquelas que não agregam valor aos seus meios de produção.

O objetivo dessa estratégia é definir de forma demonstrativa todas as atividades de trabalho da empresa, quantificando os materiais e as informações para o aperfeiçoamento desses processos, com a percepção das falhas incidentes e gerando um plano de ações que solucionem essas falhas nos processos.

A utilização desse mapa permite uma visualização mais completa e esclarecedora sobre o fluxo de valores incidentes nos processos de produção e oportuniza a gestão de melhorias que são capazes de influenciar positivamente a todos os setores da empresa gerando maior lucratividade.

Acompanhe nossos artigos acessando ao nosso site e encontre a solução para os seus problemas.

Post anterior
5 dicas para captar recursos
Próximo post
Descubra como montar uma estratégia financeira para o crescimento da sua empresa

Tenha todo o controle de gestão da sua empresa, não perca tempo agende uma demonstração e descubra um mundo de facilidades.

Fácil, rápido e barato!

Menu