No setor comercial, o Ponto de Venda é um recurso importante para conectar o cliente e a empresa, pois o espaço tem a capacidade de refletir a imagem da marca e possibilitar interação com o público. Nesse sentido, uma boa gestão de PDV garante muitos benefícios para o aumento das vendas.
Em suma, um conjunto de fatores no ambiente, como planejamento e layout, melhoram a experiência do consumidor e influenciam diretamente na decisão de compra, além de atrair novos clientes. Assim, é possível aumentar os lucros através de estratégias eficazes que otimizem o local de venda.
Por isso, uma boa gestão de PDV é indispensável para quem deseja expandir seu negócio. Pensando nisso, separamos quatro dicas para otimizar o gerenciamento do seu Ponto de Venda e atrair mais resultados. Acompanhe, abaixo:
4 dicas para melhorar sua gestão de PDV
- Layout e ambiente
A disposição dos produtos é fundamental para impulsionar a compra. Através das técnicas do Visual Merchandising, organizando os produtos de forma estratégica em “pontos quentes” do ambiente, é possível influenciar a decisão e, inclusive, estimular a compra por impulso.
Como exemplo, um bom layout expõe os produtos no campo de visão do cliente e facilita o acesso, através de uma circulação estratégica. Além disso, a iluminação também é muito importante, tanto para destacar detalhes, como para colocar foco em algo.
Ainda, é possível utilizar de recursos sensoriais, como música ambiente e aromas característicos, que reforçam o estilo e aumentam a lembrança da marca.
Em vista de estimular a compra por impulso, posicione itens perto do caixa ou outros locais onde o cliente espera por atendimento.
2. Controle de estoque
Outro item fundamental que faz parte da gestão de PDV é o controle do estoque. Não basta somente ter os produtos expostos de maneira eficaz, é preciso um estoque organizado que supra as demandas.
Nesse sentido, utilizar ferramentas, como softwares que aumentem a eficiência do controle de estoque, melhoram a experiência do consumidor.
Isso porque, através de um sistema de gestão de estoque, é possível facilitar para o atendente encontrar itens ou obter informações de forma mais rápida, por exemplo. Assim, o tempo do cliente é otimizado e sua experiência melhorada.
3. Atendimento
Investir no atendimento também faz parte da gestão de PDV, pois esse fator está diretamente ligado com o processo de compra do consumidor.
Então, para garantir um atendimento de qualidade, é importante começar com o treinamento da equipe, capacitando-a para lidar com o público em geral.
Outra ferramenta indispensável é um software de frente de caixa, que garante agilidade nos processos, diminui as filas e, consequentemente, o tempo de espera.
4. Fachada
Por fim, a fachada é o convite para o consumidor conhecer o Ponto de Venda. Portanto, investir em fachadas ou vitrines bem elaboradas é fundamental para se destacar e atrair mais pessoas ao espaço.
Dessa forma, é possível garantir maior fluxo de pessoas e, consequentemente, aumentar as vendas.
Agora que você já sabe como ter uma gestão de PDV eficiente, veja também como melhorar a gestão do seu negócio através da automação comercial.