A competitividade do mercado gera a necessidade das empresas, cada vez mais, a desenvolver e implementar soluções para se tornar mais eficientes. Essa é a única forma de se manter ativo e de ter alguma chance de sobreviver e crescer nesse mercado. Uma desses conceitos é a curva ABC. Você já ouviu falar dela?
A curva ABC é um modelo de classificação de itens, baseado no teorema de Pareto. Este, muito resumidamente, indica que para diversos eventos, 80% dos efeitos é consequência de apenas 20% das causas.
A ideia surgiu quando o homem que deu origem ao teorema percebeu que 80% da renda do povo italiano se concentrava na mão de 20% da população. Mas, o que isso tem a ver com o mercado?
O pensamento de Pareto foi observado e analisado durante bastante tempo, e se mostrou acertado em diversos setores. Por exemplo, na administração foi percebido que 80% dos problemas são causados por 20% dos fatores e, se aproximando mais da curva ABC, 80% da riqueza de uma empresa é gerada por 20% dos produtos ou clientes.
Então, o propósito da curva ABC é determinar quais são esses produtos e fazer uma classificação de acordo com os mais importantes para uma empresa.
A curva, na verdade, pode ser aplicada a diversos setores dentro de uma empresa. Assim, a mais comum, é a do estoque, em que os produtos são classificados de acordo com a sua importância. Ou seja, o objetivo é garantir que a empresa irá sempre dar atenção aos que são a maior prioridade.
Mas também, podem ser avaliados os clientes que são mais importantes, por trazer mais faturamento para a empresa, e os próprios processos internos, de acordo com o seu fator de sucesso.
Porém, para detalhar um pouco mais como funciona a curva ABC, o foco irá ser na Curva ABC de estoque. Confira aqui, https://www.jssoftcom.com.br/noticias/controle-os-seus-estoques/, outras dicas para a gestão de estoque.
A Curva ABC na gestão de estoque
Primeiramente, as letras ABC representam as categorias de produtos.
A “A”, evidentemente, é a categoria de produtos que mais representa vendas para a empresa. Geralmente, de acordo com o princípio de Pareto, é um grupo muito pequeno. Os fatores do 80/20, não precisam ser exatos, mas sempre flutuam por volta desses números.
O grupo ”B” é mais intermediário. São por volta de 30% dos produtos, e representa 15% dos valores de renda. Por fim, os produtos na categoria “C” são os que tem a menor representatividade nas receitas, cerca de 5%, mas tem a maior quantidade de produtos, por volta de 50%.
O principal objetivo da Curva ABC é destacar as prioridades e evitar certas armadilhas. Por exemplo, se um fornecedor faz uma grande promoção de certos produtos, comprá-los pode ser tentador, mas se ele for um produto de categoria C, é muito difícil valer o investimento, já que a saída dificilmente cobrir o preço da compra.
Por isso, o uso da curva ABC garante três objetivos claros para a empresa:
1 – Ter o estoque ideal
Com a curva, é possível avaliar bem os produtos e garantir que seu estoque sempre irá ter a demanda necessária.
2 – Garantir o acerto nas compras
Com a consulta constante da curva, o setor de compras pode ter um acerto muito maior no momento de adquirir novos produtos ou materiais.
3 – O uso ideal do capital de giro
Gerenciar o capital de giro é o que garante que uma empresa irá se manter saudável. Com a Curva, as compras são mais acertadas, e o capital de giro é muito mais bem empregado.
A Curva ABC é uma ótima solução para a gestão de estoques mais eficiente da sua empresa. Ela é simples de empregar e traz resultados muito positivos. E para saber mais sobre a gestão de estoques, confira o blog.