Em tempos de coronavírus e pandemia, realizar o trabalho de forma remota se tornou muito eficaz. Não apenas por ter menos estresse, maior flexibilidade e dispensar o deslocamento, mas também porque esta é uma maneira ideal de conter as aglomerações e de manter o isolamento social por mais tempo possível.
Dessa forma, cada vez mais tarefas passaram a ser desempenhadas remotamente e com mais facilidade do que nunca. Agora, uma parcela da população já está mudando seus escritórios para seus domicílios e, embora possa parecer um pouco ilógico, isso também tem acontecido com as grandes lojas.
Com a demanda da atualidade, os empresários compreenderam que o gerenciamento de uma empresa pode ser feito diretamente de casa ou de qualquer outro local.
Ainda assim, para implementar esta prática com sabedoria, alguns ajustes precisam ser feitos, especialmente na forma como os negócios são administrados.
Veja, agora, como realizar este gerenciamento a distância e comece já a aderir a esta novidade.
Expanda a comunicação com a equipe
Manter canais de comunicação fáceis e abertos é o ponto mais importante para começar. Afinal, como tomador de decisão, você não quer parecer ausente dos negócios, não é mesmo?
Portanto, poder alcançar cada membro da equipe rapidamente e permitir que possam fazer o mesmo é indispensável.
Implemente reuniões regulares com todos os colaboradores ou, pelo menos, com os principais gestores. Use de ferramentas como o Skype, Facetime e Zoom para trocar informações e manter o andamento de todos os trabalhos em dia.
Essa pequena estratégia força todos a terem uma rotina de comunicação regular e, se você estiver preocupado com a produtividade do trabalhador na sua ausência, a organização de reuniões regulares em pequenos grupos ou até individualmente, lembrará sua equipe o que precisam fazer e os responsabilizará por seu desempenho.
Crie um workflow simplificado
O workflow acontece quando o gestor atribuir as pessoas certas às tarefas certas, rastreando seu fluxo de trabalho e acompanhando o que foi concluído ao longo do processo. Por isso, nada melhor do que colocá-lo em prática durante este período.
Simplifique o processo criando um sistema de operações facilitado. Assim, uma vez que uma tarefa for atribuída, será concluída com mais eficiência e, principalmente, com pouco espaço para erros ou falhas de comunicação.
Isso garante que tudo será feito da melhor maneira possível e ninguém poderá dar a desculpa de que algo não foi concluído porque você não estava por perto para supervisionar.
Use a tecnologia a seu favor
A tecnologia, evidentemente, está no cerne do que permite que os colaboradores trabalhem de forma home office. Tendo isso em vista, nada melhor do que aproveitar-se ao máximo de tudo que ela pode oferecer para facilitar este processo.
Reforce seus equipamentos de informática, invista em cibersegurança e, claro, conte com as principais plataformas e aplicativos do mercado para manter-se sempre alinhado à sua equipe. Para isso, existem:
• Ferramentas online de reuniões e conferências;
• Aplicativos de mensagens para comunicação entre sua equipe;
• Serviços de bate-papo por vídeo;
• Aplicativos de videoconferência;
• Plataformas de armazenamento em nuvem, acessível para todos os funcionários;
• Sites para programações de postagens nas mídias sociais, caso sua empresa invista neste segmento;
• Empresas que facilitam transferências de dinheiro;
• Softwares de acompanhamento de vendas;
• Aplicativos de agendamento, para organizar todas as funções e tarefas de cada colaborador.
Assim, basta escolher as que mais atendem às suas necessidades e aproveitar a otimização da melhor forma possível durante este período remoto.
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