Notícias JS

Controle os seus estoques!

O estoque é centro de toda a operação de qualquer empresa que faça o comércio ou a distribuição de produtos. É lá que eles ficam quando entram e até quando saem. Fazer um controle bem minucioso desse ambiente pode revelar muito sobre o andamento dos negócios de uma empresa. Das menores às maiores, o controle de estoque é sempre fundamental.

Ter o controle total do estoque é uma ótima forma de ganhar tempo e eficiência durante o dia a dia da empresa. Essa prática permite avaliar o melhor momento para repor os produtos. Se o estoque estiver baixo, a ordem para repor pode ser dada previamente. Assim, poupa tempo e evita completamente períodos de falta nas prateleiras.

Por outro lado, ao contrário do ditado, não é melhor sobrar do que faltar. Ter mais produto do que precisa é um desperdício de diversas formas, pois é gasto mais recurso financeiro do que é preciso. Por exemplo, o excesso pode levar a perdas se o produto for perecível.

Além disso, saber exatamente a movimentação do produto pode se tornar um excelente fator estratégico. Por exemplo, se um produto passa muito tempo no estoque, pode ser que seja necessária uma mudança no modelo de venda. Ou então, uma reavaliação no público alvo ou mesmo alguma alteração no transporte.

Até mesmo a frequência com que o estoque é acessado e a quantidade de produto movido nessas transações podem revelar alguma oportunidade para melhora geral na empresa. Se for retirado pouco produto, com muita frequência, pode ser feita uma manutenção nas rotas de transporte para ter uma operação mais eficiente.

O controle de estoque automatizado melhora a eficiência da empresa

Outro aspecto muito importante do controle de estoque é sua ligação com o capital de giro. Ou seja, quanto capital a empresa precisa e tem disponível, para fazer as suas atividades. Por ser um ativo que pode ser liquidado, o estoque tem uma participação neste capital. Assim, deve ser usado para tomar decisões cotidianas, ou em casos extremos, por exemplo, se a empresa passar por um processo de aquisição.

Além disso, uma das maiores tarefas do estoque é fazer a conferência das notas fiscais nos envios e recebimentos de produtos. O controle de estoque com eficiência faz a conferência física do material com as informações das notas. Deste modo,  evita qualquer problema na comunicação entre a empresa e os fornecedores ou distribuidores.

Com tantas informações, uma enorme quantidade de produtos e um limite de tempo para a tomada de decisões, um sistema de automatização da gestão de estoque são ainda mais eficazes e tornam o processo ainda melhor.

Por exemplo, diversos dos aspectos mais importantes descritos acima podem ser feitos de maneira automatizada, com o software. Ele pode fazer uma integração automatizada das notas fiscais, fazendo o armazenamento automático e já comunicando com os sites de fiscalização cabíveis.

Ele pode fazer o controle do estoque e a partir de certo número deixar claro que é preciso repor os produtos, fazendo a comunicação de forma automatizada, dependendo apenas de uma liberação da gerência.

O controle de estoque é um aspecto que pode melhorar o desempenho da sua empresa em diversas frentes, desde a financeira até a fiscal. Por isso, conte com um sistema que ajude a fazer isso de maneira automatizada, rápida e eficiente.

Post anterior
Como escolher um software de controle financeiro?
Próximo post
Como melhorar a gestão do seu negócio com um sistema de automação comercial

Tenha todo o controle de gestão da sua empresa, não perca tempo agende uma demonstração e descubra um mundo de facilidades.

Fácil, rápido e barato!

Menu