Uma empresa que ainda realiza o cálculo de comissão de forma manual provavelmente encara sérios problemas de produtividade.
Automatizar esse processo é de enorme importância, pois além de trazer diversas vantagens, também moderniza a administração de seu negócio.
Portanto, neste artigo, será explicado a importância da automação do cálculo de comissão e o quanto isso pode ser vantajoso para a sua empresa.
Superando as dificuldades para a automação do cálculo de comissão
Pode-se dizer que o principal fator que dificulta a automação do cálculo é a insistência na utilização de tecnologias obsoletas.
Por isso, o primeiro passo para uma melhor otimização de seu negócio é a busca dos melhores modelos de sistemas para o seu tipo de comissão.
O ideal é a utilização de sistemas e equipamentos que apresentem linguagens fáceis e intuitivas. Dessa maneira, toda a equipe se integrará com as mudanças e se comprometerá facilmente com o novo processo.
Apesar de ser simples na teoria, qualquer erro na hora de aplicar alguma mudança pode gerar um prejuízo enorme.
Portanto, é altamente recomendado a contratação de profissionais que saibam lidar com a implantação de sistemas e que possuam experiência na área.
Definindo as comissões
Outra etapa importante nesse processo é a escolha dos modelos de comissões. Veja a seguir, algumas formas de cálculos utilizadas pelas empresas:
- Comissão fixa
Esse é o modelo mais utilizado, além de também ser o mais simples. Essa comissão se baseia no percentual sobre o total de vendas realizadas.
A parte negativa desse modelo é que ele ignora a lucratividade.
- Comissão por margem de lucro
Esse modelo soluciona o problema da opção anterior, apesar de possuir um cálculo mais complexo de se realizar. Por esse motivo, alguns vendedores podem ficar confusos na hora de acompanharem o desenvolvimento do cálculo.
- Comissão por produto
Esse modelo prioriza a venda de um produto específico. O ganho do vendedor virá a partir de cada transação concluída. O lado positivo desse sistema é que pode ajudar a vender rápido uma determinada categoria de produtos.
- Comissão escalonada
Esse tipo de comissão estabelece metas para o vendedor, assim, ele irá receber de acordo com o seu progresso nas vendas.
Por exemplo, se ele vender até 500, recebe 3% de comissão. Caso venda 600 receberia 2,5% de comissão, e assim por diante. É um modelo feito para incentivar uma equipe a melhorar cada vez mais sua produtividade.
Os benefícios de uma empresa automatizada
Como foi visto neste texto, todos os processos de uma empresa sem automação terão que ser realizados manualmente, o que abrirá espaço para os erros e a baixa qualidade na produtividade de um negócio.
Portanto, como o cálculo de comissão de vendas acaba sendo uma área bastante complexa e delicada, o uso de tecnologias para aprimorar esse setor é algo praticamente imprescindível.
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